terça-feira, fevereiro 08, 2005

O que conta como investigação em educação?

Uma das questões centrais: "o que conta como investigação em educação?".
Esta questão é muito complexa. Uma resposta que queremos discutir reside na ideia de que a investigação é legitimada pela comunidade de prática dos investigadores dessa área científica. Mas é importante perceber a relação entre a investigação em educação e a investigação em outras áreas precisamente do ponto de vista das diferentes comunidades de prática de investigadores. Erikson e Gutierrez no artigo Culture, rigor and science in educational research publicado no Educational Researcher dão uma ajuda a esta reflexão e obviamente levantam novas questões. O comentário de Berliner Educational research: the hardest science of all no mesmo número da revista prossegue a discussão.

jfm, 2004

A questão da cientificidade da investyigação em educação merece também um comentário bem interessante de Mayer em What is the place of science in educational research?


Definitivamente, a investigação em educação (como actividade e produto humano) é constituída também pelas opções que as comunidades vão fazendo ao longo da sua história. É por isso que, mais do que ensinar a investigar, o trabalho nesta disciplina visa a reflexão sobre a investigação em educação e a relação da investigação com o professor e com os problemas da educação.


Investigar e recolher dados empíricos

Pode-se equacionar uma investigação através do plano de recolha de dados empíricos?
Recolher dados não deve ser entendido como investigação. É apenas uma fase ou uma dimensão da investigação. A investigação não consiste em recolher dados (empíricos). A investigação é na sua essência a produção de teoria (mesmo que apenas teoria substantiva sobre determinado objecto "empírico"). E por isso mesmo a investigação tem um campo teórico que é inescapável. Não se pode encarar a investigação como recolha e análise de dados (empíricos) sem dizer que a análise implica o uso e produção de teoria.

A expressão "recolha de dados empíricos" é aqui utilizada como significando trabalho de campo, em interacção com pessoas. A reolha de elementos bibliográficos não está incluída nesta categoria. Nem sempre é líquido dizer na investigação quando é que determinado trabalho é empírico. Mas isso não é problemático se se admitir a mútua constituição do campo empírico e do campo teórico na relação com o investigador.

A par disto é importante resistir à tendência para colocar etiquetas nas abodagens metodológicas dos estudos referenciando-as muitas vezes a visões tradicionais e mal informadas sobre essas mesmas metodolgias. Veja-se por exemplo a discussão da abordagem experimental feita em Design experiments in ducational research publicado no Educational Researcher por Cobb, Confrey, diSessa et al.

segunda-feira, fevereiro 07, 2005

Investigação em ambiente "natural"?


(de http://www.culturefocus.com)

O que significa dizer que a investigação de natureza interpretativa com uma componente de campo empírico, ocorre em ambientes naturais? o que tem de natural uma aula com 25 alunos, um professor, um observador e uma câmara de vídeo? É um pouco o que se passa quando os documentários sobre a vida na natureza nos apresentam o "ambiente natural" . Mas natural apenas no sentido em que estão lá as criaturas, os guias, as equipas de filmagens, etc?