O que conta como investigação em educação?
Esta questão é muito complexa. Uma resposta que queremos discutir reside na ideia de que a investigação é legitimada pela comunidade de prática dos investigadores dessa área científica. Mas é importante perceber a relação entre a investigação em educação e a investigação em outras áreas precisamente do ponto de vista das diferentes comunidades de prática de investigadores. Erikson e Gutierrez no artigo Culture, rigor and science in educational research publicado no Educational Researcher dão uma ajuda a esta reflexão e obviamente levantam novas questões. O comentário de Berliner Educational research: the hardest science of all no mesmo número da revista prossegue a discussão.
A questão da cientificidade da investyigação em educação merece também um comentário bem interessante de Mayer em What is the place of science in educational research?
Definitivamente, a investigação em educação (como actividade e produto humano) é constituída também pelas opções que as comunidades vão fazendo ao longo da sua história. É por isso que, mais do que ensinar a investigar, o trabalho nesta disciplina visa a reflexão sobre a investigação em educação e a relação da investigação com o professor e com os problemas da educação.