domingo, maio 08, 2005

O valor educativo do castigo

Analisar dados de natureza qualitativa (resultantes de entrevistas, rsgistos de observação, etc) é uma tarefa complexa. As questões que se colocam são imensas e igualmente complexas. Onde fica a objectividade? onde fica a validade do estudo? que dados devo analisar? etc etc

O exemplo que escolhemos para trabalhar - um exercício de análise de um excerto de um escrito de 1951 do Padre Américo sobre o castigo - motivou algumas análises muitíssimo interessahtes e bem conseguidas por parte de diversas pessoas o que confirmou as minhas expectativas sobre os grupos de mestrandos. Naturalmente que o discurso do Padre Américo tem que ser lido com os olhos dos anos 50 (e o sentido do contexto social e político da altura) mas esse era também um dos ingredientes do exercício proposto.
Foi curioso notar que apesar das análises terem sido realizadas separadamente pelas diversas pessoas (e sem um quadro teórico comum que sustentasse a análise, baseando-se cada um apenas nas suas teorias sobre o castigo e o seu eventual valor educativo) as análises e os resultados eram muito semelhantes - o que terá contribuído para desfazer a ideia de que as diversas subjectividades são necessariamente muito diferentes e para a aceitação, com evidência prática, da ideia de intersubjectividade.