quinta-feira, junho 09, 2005

No final das aulas

Final das aulas. O final do semestre ainda vem longe. Pessoalmente sinto as minhas ideias mais arrumadas em diversas questões sobre as metodologias de investigação e sobre o ensino das metodologias de investigação em cursos de pós-graduação (para isto concorreu de certeza também o ter desenvolvido um texto sobre esta temática para o Seminário do CIE sobre este tema.

Bem ao contrário das minhas ideias, as minhas duas mesas de trabalho na Faculdade e uma em casa chegaram ao final do semestre aparentemente muito mais desarrumadas.


jfm, 2005

Bem. Não tão desarrumadas como a mesa daquele professor no Instituto di Ricerca i Didatica em Génova em que estive a trabalhar no mês passado e que me disse en quanto eu tirava uma foto "Sei onde está cada coisa..."

quarta-feira, junho 08, 2005

A escrita da investigação

Analisar (dados / situações / documentos) é escrever. Relatar a investigação passa necessariamente pela escrita. Mais do que "escrever a tese" trata-se de escrever a investigção. Os pontos que discutimos na questão da representação da investigação fizeram aflorar imensas questões - muitas revelando as imensas dúvidas que muitras pessoas têm neste momento acerca do que é desenvolver um estudo para constituir a dissertação de Mestrado em Educação. Senti claramente que se deveria estar já noutra fase, mais segurança acerca das áreas de aprofundamento mais apetecíveis em cada um, uma visão das possibilidades mais aberta. Diversos dados e muitos depoimentos dos mestrandos mais me convenceram de que a demasiada escolarização dos programas de Mestrado não ajuda em nada o desenvolvimento duma noção de que o desenvolvimento de uma investigação (e a consequente elaboração de uma dissertação de Mestrado) é uma oportunidade de formação que deve ser agarrada por cada um com as duas mãos.

terça-feira, junho 07, 2005

De novo os aspectos éticos da investigação

Como esperado, a discussão de situações críticas de investigaão, em ternos éticos, desenvolveu-se com polémica. A discussão dos casos históricos de Zimbardo e de Milgram permitiram esclarecer a noção de "consentimento informado". Ficou a ideia de que os aspectos éticos de condução da investigção não têm sido muito objecto de reflexão noutras disciplinas deste programa de Mestrado. Muito menos a ética da investigação (e.g. a pertinência do Estado investir na investigação, a relação da investigação com o mundo social, etc). Fica um campo de reflexão pelo menos aberto.

Ver também o Milgram Reenactement