sexta-feira, abril 15, 2005

Análise de dados I

A análise de dados empíricos é uma das questões mais complexas da investigação. Há uma tendência para considerar que as análises de dados de natureza qualitativa são mais simples e que o uso de estatísticas é mais complexo. Não há termos de comparação nestas coisas. Não há que estabelecer graus de dificuldade sem ter em consideração o problema e as questões de investigação, a pessoa que faz a análise e a relação da pessoa com a investigação. Mas aquela ideia revela em geral uma concepção de investigação muito agarrada à noção (conservadora no pior sentido) de que investigar é recolher dados e tratá-los. E infelizmente encontramos com frequência alguns investigadores utilizando a terminologia qualitativo-quantitativo para se esconder por detrás do método e ignorar a questão crucial dos quadros teóricos de análise. A utilização naive de métodos quantitativos assenta na ideia de que as técnicas estatísticas por si sós garantirão o valor e a validade da investigação. Da mesma maneira, a investigação qualitativa ingénua tende a susbtituir análises por simples descrições interessantes.
O uso dialógico de abordagens pode constituir uam forma de aprender análise na investigação em educação.