domingo, fevereiro 13, 2005

Porquê investigação em educação?

A investigação deve ajudar os profissionais nas suas práticas e assim melhorar o seu desempenho. No caso dos professores (como provavelmente notros casos) é essencial que os professores façam um movimento de deslocamento, de distanciação da sua prática profissional e mergulhem na investigação. Isto é fundamental se se quiser que os professores gerem um diálogo entre a investigação e as práticas pedagógicas - questão central para o seu mútuo desenvolvimento. É importante (mas não basta) reclamar o professor-reflexivo (ver por exemplo Munby & Russel) ou o professor-investigador (ver por exemplo, Alarcão). É importante reconhecer que a natureza do campo da actividade de investigação s docentes é distinta. Confundir esses dois campos pode resultar emj que um deles se subordine ao outro. Mas sendo importante olhar a prática docente em educação e a investigação académica em educação como campos de actividade distintos, é igualmente importante manter uma relação dialógica entre eles. Embora se trate de campos de actividade distintos eles não estão restritos institucionalemente a locais distintos.

Dito isto, tenho que acrescentar que o desenvolvimento de trabalhos no âmbito da preparação de uma dissertação de Mestrado tem que ser encarado como uma oportunidade de formação que é criada pelo próprio - com todas as implicações que isso tem na selecção dos temas de aprofundamento, na escolha da área, tema e orientador(a) da dissertação, na orientação que pretende dar à investigação.