terça-feira, fevereiro 08, 2005

O que conta como investigação em educação?

Uma das questões centrais: "o que conta como investigação em educação?".
Esta questão é muito complexa. Uma resposta que queremos discutir reside na ideia de que a investigação é legitimada pela comunidade de prática dos investigadores dessa área científica. Mas é importante perceber a relação entre a investigação em educação e a investigação em outras áreas precisamente do ponto de vista das diferentes comunidades de prática de investigadores. Erikson e Gutierrez no artigo Culture, rigor and science in educational research publicado no Educational Researcher dão uma ajuda a esta reflexão e obviamente levantam novas questões. O comentário de Berliner Educational research: the hardest science of all no mesmo número da revista prossegue a discussão.

jfm, 2004

A questão da cientificidade da investyigação em educação merece também um comentário bem interessante de Mayer em What is the place of science in educational research?


Definitivamente, a investigação em educação (como actividade e produto humano) é constituída também pelas opções que as comunidades vão fazendo ao longo da sua história. É por isso que, mais do que ensinar a investigar, o trabalho nesta disciplina visa a reflexão sobre a investigação em educação e a relação da investigação com o professor e com os problemas da educação.


1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Concordo inteiramente. Não será o facto da educação ser estritamente humana que lhe confere este misto de atracção e dificuldade? Parafraseando Kant, é nesta dicotomia que reside a sua maior beleza.

4:20 da tarde  

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